Projetor DIY - Faça você mesmo seu projetor de LCD gastando pouco e tenha um Telão!

ProjetorDiy forum sobre como montar seu próprio projetor caseiro com lentes fresnel, triplet, varifocal, lâmpadas, telão, data show, etc..
It is currently Wed Sep 08, 2010 12:42 am

All times are UTC - 3 hours

Post new topic Reply to topic  [ 32 posts ]  Go to page 1, 2, 3  Next
Author Message
 Post subject: Projetor S71 (Sharp7.1 @ UHP 150w mini hqi)
PostPosted: Thu Jan 17, 2008 7:00 pm 
Administrador
Administrador

Fala turma,

Tem alguns dias que já comecei meu pj, mas faltou tempo para postar aqui, bom arrumei 1 tempinho agora resolvi começar postando...

Peças:

LCD: 7.1 Sharp (1024x768 nativo máx 1280x1024)
Lamp: Indefinida ainda, mas estou testando UHP 250w ou 150w
Edit: Resolvi ficar por hora com a 150w mesmo.Caixa: MDF 6mm
Lentes:
-F1 120mm
-F2 180mm
-Triplet 180mm
condensadora: 113mm
Refletor: 68mm IR/UV pass

Bom segue algumas imagens:

Esboço do projetor:
Image

A Lightbox eu decidi fazer o "feijão com arroz" pensei "chega de inventar moda!" heheh também andei olhando alguns projetores diy "comerciais" e vi que geralmente eles usam sempre o "feijão com arroz" também e sempre fica muito bom...

Image Image Image

Image Image Image

Image Image Image

Comprei uma chapa de MDF 6mm nao sei bem a medida algo como 2,70x1,80 é mta coisa mas fica aqui guardado :D

Image Image Image

Image Image

Resolvi fazer uns quebra Luz no próprio lightbox:

Image Image Image

Teste de vazamento de luz:

Image

O problema todo é que este cooler é mto fraquinho então já modifiquei algumas coisas :S

Resolver fazer um modelo com 1/3 do tamanho só pra ter idéia de como seria a forma do pj...

Image Image Image

Image Image Image

Image

Gostei da "maquete" vamos à caixa:

Image Image Image

Image Image Image

Image Image

Primeiro teste com a transparência:

Image

Por um pequeno erro de cálculo, a triplet que eu calculei ficar presa na pórpria caixa teria que entrar 1cm e isto me trouxe um problema terrível! Dai resolver colocar o foco motor:

Image Image

Bom acabou resolvendo o problema, pra mim sinceramente não faz diferença o foco motor, até pq depois de o foco ajustado e o projetor na mesma posição não precisaria ajustar novamente, mas com o erro de cálculo tive que fazer.
Um pequeno problema é o passo da engrenagem é largo então os movimentos eram um pouco bruscos, tive que adicionar uns resistores ficou bem melhor mas ainda não está 100%, mas não vou mexer mais nisso!

Image

As entradas (vga, av, etc..) eu ia tirar com solda e fazer 1 cabo prolongador para encaixar na caixa, porém, acabei pensando em colocar direto mesmo:

Image Image Image

Painel de botões:

Image

Bom por enquanto é isso, novidades eu posto aqui!

Abraços
Janio

Last edited by denken on Tue Jan 22, 2008 9:08 am, edited 1 time in total.

Profile  

Post subject:
PostPosted: Thu Jan 17, 2008 7:20 pm 
expert
expert

Muito legal brother!!!! Gostei desse design, bem harmonioso e bonito.

Vai fazer sucesso na Campus Party! :D

Abração,
Rogers

[/url]

Profile  

Post subject:
PostPosted: Thu Jan 17, 2008 7:42 pm 
Administrador
Administrador

R063r5 wrote:
Muito legal brother!!!! Gostei desse design, bem harmonioso e bonito.

Vai fazer sucesso na Campus Party! :D

Abração,
Rogers

Valeu man, Falta mta coisa ainda nem decidi como vou fazer o acabamento, sinceramente o 3.5" usei vinyl adesivo e gostei muito, talvez repita neste, so que com outras cores...

Abração
Janio

Profile  

Post subject:
PostPosted: Thu Jan 17, 2008 10:03 pm 
Moderador
Moderador

aeeeeeeeeeeeeeee!!!!!!!!!

o mestre de volta ao trabalho!!!!

cara.. muito caprichada essa cx hein!!! Tô gostando de ver!!! Vem aí mais um campeão de audiência do forum... hehehe

gostei do sistema de foco!! muito louco!

a LBX está caprichadíssima... cara, tu já tá profissa!! Acabamento de primeira!

Vou ficar na platéia aqui... ligado nos próximos capítulos!

Abração!

Profile  

Post subject:
PostPosted: Thu Jan 17, 2008 10:16 pm 
Administrador
Administrador

paulovisk wrote:
aeeeeeeeeeeeeeee!!!!!!!!!

o mestre de volta ao trabalho!!!!

cara.. muito caprichada essa cx hein!!! Tô gostando de ver!!! Vem aí mais um campeão de audiência do forum... hehehe

gostei do sistema de foco!! muito louco!

a LBX está caprichadíssima... cara, tu já tá profissa!! Acabamento de primeira!

Vou ficar na platéia aqui... ligado nos próximos capítulos!

Abração!

Faaaala meu caro hehe brigadão mesmo, mas sinceramente ainda to na fase de aprendizado!

Então man to na luta aqui com o lb pra definir qual lamp, vou fazer uns testes agora com a 150w uhp pra ver, talvez fique com ela mesmo.

Abração
Janio

Profile  

Post subject:
PostPosted: Fri Jan 18, 2008 10:26 am 
expert
expert

E aeew Harry Porter dos projetores finalmente resolveu tirar essa sharp do cofre e mostrar pra galera como se faz um projetor. No gabarito heim! Até protótipo!! Oh loco meu como diz o Faustão. Te cuida se as escolas de samba descobrem vão querer te levar pra esculpir os carros alegóricos das escolas, e aí não vai mais ter tempo pros projetores!!Hehehehe :lol: Brincadeirinha mano, parabéns pelo projeto, Light Box muito dez com certeza qualquer das duas lâmpadas que vc colocar dentro vai ser um show a projeção. Como diz o Bial estamos de olho!!!
Um abraço e sucesso mano! :wink:

Profile  

Post subject:
PostPosted: Fri Jan 18, 2008 10:46 am 
Administrador
Administrador

pcdrose wrote:
E aeew Harry Porter dos projetores finalmente resolveu tirar essa sharp do cofre e mostrar pra galera como se faz um projetor. No gabarito heim! Até protótipo!! Oh loco meu como diz o Faustão. Te cuida se as escolas de samba descobrem vão querer te levar pra esculpir os carros alegóricos das escolas, e aí não vai mais ter tempo pros projetores!!Hehehehe :lol: Brincadeirinha mano, parabéns pelo projeto, Light Box muito dez com certeza qualquer das duas lâmpadas que vc colocar dentro vai ser um show a projeção. Como diz o Bial estamos de olho!!!
Um abraço e sucesso mano! :wink:

Fala mano pc!

hehheheheheh cara ja pensou ter que esculpir carro alegorio heheheh essa foi boa! Entao man brigado mesmo, to na luta aqui ainda, fiz ontem uns testes de projeção com a tv:

Image

Image

Ainda ta esquentando bem, essas fotos já foram com a UHP de 150w pois a 250w me custou 2 super condensadoras! hehehe MAs ainda assim tenho q ver como baixar essa temp....

Abração
Janio

Profile  

Post subject:
PostPosted: Fri Jan 18, 2008 12:31 pm 
Moderador
Moderador

Grande Jânio!
Pô fiquei muito feliz por ver vc novamente "metendo a mão na massa" só com esses posts seus já me motivou o suficiente pra colocar umfoco motor no Peleja I (tá meio parado pois tive alguns probleminhas na virada do Ano) mas em breve estarei realizando uma atualização lá no Post dele :)
Valeu aí brother!
Um abraço!
Chico

Profile  

Post subject:
PostPosted: Fri Jan 18, 2008 1:01 pm 
Administrador
Administrador

chicodo15 wrote:
Grande Jânio!
Pô fiquei muito feliz por ver vc novamente "metendo a mão na massa" só com esses posts seus já me motivou o suficiente pra colocar umfoco motor no Peleja I (tá meio parado pois tive alguns probleminhas na virada do Ano) mas em breve estarei realizando uma atualização lá no Post dele :)
Valeu aí brother!
Um abraço!
Chico

Fala Grande Chico,

Brigado pelas palavras, é man ja tem umas 2 semanas que to mexendo no bixim, so tive tempo agora de postar fotos hehehe, bom o foco motor vo te dizer que deu um trabalho mas nao foi tão ruim de fazer, como falei o passo da engrenagem do driver de CD eh mto largo, usei uns resistor pra diminuir a voltagem no motor e assim ter um passo mais "leve" porém, nao adianta diminuir mto q o motor nao terá torque para mover a lente... Depois de pronto eu testei algo bem basico e achei mais legal so que nao tive coragem de por em prática... Foi basicamente prender um parafuso na ponta de 1 motor e a rosca deslisava movendo oq tivesse preso nela... Deste jeito dependendo do parafuso ou vara rosqueada que vc use o passo fica mais leve, o lance eh arrumar algo que seja leve e deslise pra prender a triplet, ela é meio pesada...

Sim man, n deixa o pj de lado nao, da uma tunada no bixim! hehehe

Abração
Janio

Profile  

Post subject:
PostPosted: Mon Jan 21, 2008 1:15 am 
Administrador
Administrador

Fala turma, só atualizando,

Acabei comprando um super cooler de 120mm 110-220v, não é tão forte assim mas já quebrou o galho:

Image

Fiz também umas fotos de projeções:

No claro:

ImageImage

No escuro:

ImageImage

Profile  

Post subject:
PostPosted: Mon Jan 21, 2008 8:24 am 
Moderador
Moderador

Fala Jânio!
Bias imagens, parabéns!! eu tou usando essas ventoinhas em meu projetor (mas é de outra marca)a ventaria é boa! eheheh! de qualquer forma parabéns! Ah! eu tou mexendo de novo no meu projetor, esse fim de semana eu devo postar alguma coisa!
Um abraço!
Chico

Profile  

Post subject:
PostPosted: Mon Jan 21, 2008 12:30 pm 
expert
expert

Fala Denken tudo blza? To reformulando um projeto com mdf 6mm também, "Estepe 2008". Era pro coby e acabei substituindo por uma midi700, e o layout da caixa ta bem parecido com o seu, mas não é clonagem é coincidência mesmo, hehehe!!! Só não colei nem usei prego, só parafuso, o que permite mesmo depois de pronto desmontar todas as partes da caixa caso precise reformular o projeto, e fica bem fixo.
Bom o que eu queria te perguntar é o seguinte, que eu não tinha reparado antes:
Com uma df 120mm da lâmpada não foi preciso usar vidro para barrar o calor? Uma lâmpada de 250w por ter detonado a sua condensadora não é arriscado usar neste layout, para o lcd?
Você tirou a antiglare da sua sharp? Na minha quando vi as imagens com a AG, parecia ter imagens com uma certa aparência embaçada. Depois que tirei AG fez aquela diferença.
Bom mano sucesso aí , estamos de olho!!! Torcendo é claro!!! :wink:

Profile  

Post subject:
PostPosted: Mon Jan 21, 2008 12:52 pm 
Administrador
Administrador

@Chicão,

Valeu meu caro, pois é a bixinha é parrudona, mas ocupa muito espaço isto está me incomodando :S Mas ta resfriando legal entao é melhor deixar lá né eheheh :D Man to no aguardo de suas novidades, posta sim!

@PC,

Então cara vi la que você pegou a midi acredito que seja boa pedida sim viu, agora se tu tiver interesse só no lcd da sharp me manda uma mp depois que posso ver se encontro la fora pra você blz? Então man legal que nossas caixas se parecem hein hehehe Estou pensando nas cores agora nao sei bem mas talvez amarelo com preto ? Bom vou ver... Não estou usando vidro não man, mas eu tirei a lamp 250w já tem uns dias e estou com a de 150wUHP neste momento, para mim a de 150W tá ótimo o resultado apesar da 250w ser mais forte eu planejei a caixa propria para 150w e o calor emitido por ela, dai talvez a 250w entre em cena em algum outro projeto ou numa reformulação, mas vou dizer que a img está mto boa o brilho entao no momento nao penso em mudar.

Ah infelizmente nao achei parafusos aqui na cidade que entrasse na mdf de 6mm sem estrassalhar ela :S Dai foi na cola e preguinhos memso...

Sim removi a AG ontem, as novas fotos já são sem AG, com AG a img fica bonita tb, fiz até um comparativo, sem AG só dá um ganho mesmo de brilho.

Abração
Janio

Profile  

Post subject:
PostPosted: Mon Jan 21, 2008 2:29 pm 
expert
expert

TU e D++++++++++++++++++++++++++++++++++++Elevado a 1000 potencia :shock:

Profile  

Post subject: AAEE JANIO.....
PostPosted: Mon Jan 21, 2008 3:18 pm 
expert
expert

Voltando ao trabalho né...rsrsrs

legal cara gostei da light box e a caixa bem moderna hein..parabens.....e boa sorte nessa impreitada.......vai dar maior audiencia no site..kkkk pode crer......aquele abraço manooooo

Kemerson

Profile  

Post new topic Reply to topic  [ 32 posts ]  Go to page 1, 2, 3  Next

All times are UTC - 3 hours