Projetor DIY - Faça você mesmo seu projetor de LCD gastando pouco e tenha um Telão!

ProjetorDiy forum sobre como montar seu próprio projetor caseiro com lentes fresnel, triplet, varifocal, lâmpadas, telão, data show, etc..
It is currently Fri Sep 10, 2010 10:54 pm

All times are UTC - 3 hours

Post new topic Reply to topic  [ 16 posts ]  Go to page 1, 2  Next
Author Message
 Post subject: Projetor ??? (15,6" wide @ HCI 150w)
PostPosted: Sun Jul 19, 2009 9:51 pm 
novato
novato

Olá a todos !!!

Há muito tempo acompanho o forum e venho juntando as peças pra por a mão na massa e ver se sai meu projetor.

Material básico:

LCD: 15,6" Wide (LG 1642s)
Lentes
F1: 220 mm (diyshop)
F2: 320 mm (diyshop)
Condensadora: 88mm (diyshop) - acabei não usando
Refletor: 68mm (diyshop) - tb não usei
Espelho: Não
Vidro Temp: Sim
Triplet: 345 mm (diyshop)
Iluminação
Lâmpada HCI 150w marca Osram
Reator, ingnitor, capacitor Philips

As ?? aí em cima é pq faz tanto tempo que eu as comprei que nem me lembro mais !!!!!

Como eu não me lembrava das DF das lentes, não tipo opção senão montar tudo e testar. Foi aí que, já na primeira tentativa, tive minha primeira dúvida.

Alguem faz ideia do porque a projeção ficou com estes circulos de luz e não coube a imagem inteira ?
OBS: Tentei com refletora e sem, com condensadora e sem, e todas as combinação posiveis ......

A melhor projeção que consegui foi essa ....

Image

o ????? ligado ....

Image

E desligado ....

Image

Se alguem souber pq a projeção ficou desse jeito, por favor me expliquem.

Saudações a todos

Last edited by PEP_br on Sun Feb 28, 2010 12:44 pm, edited 4 times in total.

Profile  

Post subject: Re: Projetor ??? (14" wide @ HCI 150w)
PostPosted: Sun Jul 19, 2009 10:53 pm 
interessado
interessado

Fala PEPbr.

Mais um na empreitada, também comecei assim, igualzinho seu teste ai.

Quanto a sua imagem, tenho duas teorias.

1 - Os circulos na imagem, como você não sabe as medidas, ( os ??), acho que vc pode ter trocado sa f1 e f2 de lugar.

2 - A imagem não ter passado pela triplet, a impressão que tenho é que ela esta sendo projetada reta, sem muito aumento, como você não disse o tamanho da projeção, chuto essa teoria, sua f2 está invertida. Dá uma conferida se o lado ranhurado está virado para sua transparência.

Qualquer coisa é só perguntar.

Até mais.

Profile  

PostPosted: Mon Jul 20, 2009 7:56 am 
novato
novato

Olá HIRT,

Tb pensei como vc, F1 e F2 trocadas, mas testei das duas maneiras e nada (sempre com lado ranhurado para fora).

Não medi a projeção, mas o diamento dela tinha +/- 1,0m.

A principio achei que poderia ser a condensadora ( muito pequena = 88mm), sei lá tipo não deixando que a luz fosse para a transparencia toda, mas mesmo sem ela, a imagem continuou em circulo (só um pouco mais escura).

Vou ver se consigo achar algum e-mail do diyshop da epóca que fiz o pedido e entrar em contato com o Jânio para pelo menos ter as DF´s corretas.

Valeu pelas dicas.

Abraços

Profile  

PostPosted: Mon Jul 20, 2009 12:02 pm 
interessado
interessado

PEP_br wrote:
Olá HIRT,

Tb pensei como vc, F1 e F2 trocadas, mas testei das duas maneiras e nada (sempre com lado ranhurado para fora).

Não medi a projeção, mas o diamento dela tinha +/- 1,0m.

A principio achei que poderia ser a condensadora ( muito pequena = 88mm), sei lá tipo não deixando que a luz fosse para a transparencia toda, mas mesmo sem ela, a imagem continuou em circulo (só um pouco mais escura).

Vou ver se consigo achar algum e-mail do diyshop da epóca que fiz o pedido e entrar em contato com o Jânio para pelo menos ter as DF´s corretas.

Valeu pelas dicas.

Abraços

Amigo, ai vc confirmou o que eu tinha escrito, lado ranhurado é para dentro, ranhuras viradas para a transparencia, lado lisos para fora.

Profile  

PostPosted: Mon Jul 20, 2009 5:53 pm 
interessado
interessado

Eita saudades de quando esse forum bombava....rs
Tuas fresneis estao invertidas... ranhuras para dentro. e a impressao eh q a lampada esta mto proxima da F1
e a distancia focal para medi-la basta colocar a fresnel na frente de uma lampada e fazer com que a luz atravessada por ela se concentre em um pontinho (tipo qdo vc coloca uma lupa no sol e tenta botar fogo num papel) e dai eh so medir qual a distancia da fresnel ate esse ponto.
depois disso tudo siga os dados da calculadora:
http://www.calculadoradiy.tk/

Profile  

PostPosted: Mon Jul 20, 2009 7:58 pm 
novato
novato

Eita ...... o que seria de nos pobres iniciantes sem a ajuda do pessoal que manja ???

Obrigado aos amigos HIRT e junior11.03 pela luz, quer dizer, pela projeção.

Seguem as imagens (agora com as frenéis corrijidas).

Image

Image

Image

DISTANCIAS (em mm):

|HCI|---210---|F1|---20---|F2|---310---|TPL|---2700---|IMG|

Objeto (transparência) = 235x175
Imagem (Projeção) = 1880x1410

Continuarei postando a evolução do ??? (ainda sem nome) ou, para pedir ajuda novamente.

Abraços a todos.

Profile  

Post subject: Re: Projetor ??? (15,6" wide @ HCI 150w)
PostPosted: Sat Feb 27, 2010 2:32 am 
novato
novato

Pessoal,

Depois de um bom tempo com o pj parado, resolvi tomar coragem e terminar o bixinho .....

Ainda não estou muito satisfeito com a questão dos cantos escuros (preciso de outro momento de corragem para demontar o refletor e tentar melhora-lo um pouco).

O refletor que usei é um de lampada halogena que cortei os cantos para caber a HCI.

Bom, vamos ao que interessa ...... as fotos:

O Caxotão:

Image

Image

Image

Nas proximas fotas dá pra ver o sistema de resfriamento, os 4 ccolers na frente para resfriar a F1 + LCD e os dois de trás para o vidro (que não é temperado, de 5mm)

Image

Image

Image

Uma geral do projetor com as tampas abertas.

Image

Image

Como o ar é exaurido pela parte superior, há estes furos na parte inferior para a admissão de ar.

Image

Image

Conjunto reator + ignitor. O transformador está do outro lado do refretor (nesta foto dá pra ver o recorte do refletor para caber a HCI).

Image

A parte "fria" do projetor. Na eletronica optei por deixar a propria carcaça original do monitor. A F2 tem ajuste de keystone (presa com aquelas calhas de pasta).

Image

Mais uma geral ... dá pra ver o trafo ao lado esquedo do refletor.

Image

O suporte da triplet .... deu trabalho. Eu tinha feito o esquema de "variforal" mas não ficou legal. É que o conjunto focou com uma pequena folga (suficiente para prejudicar o foco da projeção) então resolvi abandona-lo.

Image

Image

A triplet corre dentro do tubo que ela está e a madeira que suporta o tubo pode ser posta em outras posições, dependendo da distancia da projeção. Deste modo dá pra ter um ajuste "fino" o outro "grosso" do foco.

Image

A sala, com a parede de projeção ao fundo.

Image

E as já famosas imagens de teste (todas as fotos foram tiradas com a máquina em manual, na mesma posição). Só usei o Photoshop para reduzir o tamanho das imagens, não fiz mais nenhum ajuste nelas.

Image

Image

Image

Image

"Falcão Negro em Perigo" 16:9 - 1336 x 768 - 720p. Reparem que os cantos ficam um pouco escuros.

Image

Agora em 4:3 - 800 x 600. A imagem fica menor, porem com iluminação mais uniforme.

Image

Mais alguns filmes ... (em 4:3).

Image

Image

Image

Image

E esse aí sou eu. Dá pra se ter uma ideia do tamanho da projeção (em 16:9).

Image

Valeu a todos os participantes do forum por postarem suas dicas, dúvidas e soluções, sem as quais não teria conseguido chegar até estes resultados.

Quando eu terminar o projetor definitivamente (o acabamento e quem sabe um novo refletor, etc....), posto as fotos .....

Last edited by PEP_br on Sun Feb 28, 2010 12:01 pm, edited 1 time in total.

Profile  

PostPosted: Sat Feb 27, 2010 1:32 pm 
interessado
interessado

Que beleza!! parabens pelo projetor, aos poucos vc vai aperfeicoando ele.

Nesse momento tbm estou comecando um novo projeto, aproveitando tempo livre das ferias.

Profile  

PostPosted: Sat Feb 27, 2010 4:55 pm 
curioso
curioso

Fala garoto! Ta ficando uma belezura o teu projetor, parabéns !!! Vou me arriscar a dar um pitaco no que diz respeito aos cantos escuros na imagem em 16:9, coloquei as tuas distancias de projeto na calculadora diy e com o afastamento de 10mm das fresnéis em relação ao lcd consegue atender aos parâmetros de FOV mas não o brilho sobre os cantos do centro, resultando um valor abaixo de 60%:

Image

Mas afastando as fresneis em 40 ou 50mm do lcd resulta pelo menos na teoria em índices mais próximos do desejado tanto FOV como o brilho sobre os cantos do centro como mostra abaixo:

Image

Ainda não pude testar na prática mas com o conjunto de lentes que temos seria em teoria a única configuração capaz de satisfazer aos parâmetros exigidos de FOV e brilho sobre os cantos.
Essa idéia me veio de um projetor estrangeiro que vi, não lembro aonde, mas que estranhei ao ver que o cara usava uma distância exagerada, ao meu ver, de uns 50mm no afastamento das fresnéis em relação ao lcd, mas aplicando na calculadora diy isso se confirma, está aí uma boa sugestão para vc experimentar e postar para a galera os resultados, falou!
Espero ter ajudado e me corrijam se falei qualquer bobagem, OK?
Um abraço man!

Profile  

PostPosted: Mon Mar 01, 2010 10:19 pm 
expert
expert

:shock: Coloke logo uma HQI de 400 w, seu monitor parece que é widescreen com ele e mais dicifil de homogenizar a luz pelo lcd sua caixa foi simples + extremaente eficaz, desiste não as ideias vão fruir cda vez +..... vc já tá contamindo pelo virus diy :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Profile  

PostPosted: Wed Mar 03, 2010 12:41 pm 
novato
novato

junior11.03 wrote:
Que beleza!! parabens pelo projetor, aos poucos vc vai aperfeicoando ele.

Nesse momento tbm estou comecando um novo projeto, aproveitando tempo livre das ferias.

Obrigado ....

Realmente a questão de tempo é um negócio complicado de se consiliar. No meu caso, da primeira compra até a primeira projeção foram mais de 2 anos !!!!

Boa sorte pra vc.

Profile  

PostPosted: Wed Mar 03, 2010 1:19 pm 
novato
novato

pcd_rose wrote:
Fala garoto! Ta ficando uma belezura o teu projetor, parabéns !!! Vou me arriscar a dar um pitaco no que diz respeito aos cantos escuros na imagem em 16:9, coloquei as tuas distancias de projeto na calculadora diy e com o afastamento de 10mm das fresnéis em relação ao lcd consegue atender aos parâmetros de FOV mas não o brilho sobre os cantos do centro, resultando um valor abaixo de 60%:

Image

Mas afastando as fresneis em 40 ou 50mm do lcd resulta pelo menos na teoria em índices mais próximos do desejado tanto FOV como o brilho sobre os cantos do centro como mostra abaixo:

Image

Ainda não pude testar na prática mas com o conjunto de lentes que temos seria em teoria a única configuração capaz de satisfazer aos parâmetros exigidos de FOV e brilho sobre os cantos.
Essa idéia me veio de um projetor estrangeiro que vi, não lembro aonde, mas que estranhei ao ver que o cara usava uma distância exagerada, ao meu ver, de uns 50mm no afastamento das fresnéis em relação ao lcd, mas aplicando na calculadora diy isso se confirma, está aí uma boa sugestão para vc experimentar e postar para a galera os resultados, falou!
Espero ter ajudado e me corrijam se falei qualquer bobagem, OK?
Um abraço man!

E aí pcd_rose, blz ?

Quando eu começei os testes das distancias das lentes, uma coisa que nem me passou pela cabeça, foi o que vc disse, alterar as distâncias das fresneis para o LCD. Sempre trabalhei com as distancias padrão (10mm).

Como na calculadora, todas as medidas que testei bateram, não tem pq essa "jogada" com as fresnéis não funcionar.

Infelizmente eu só tenho um problema .... espaço !

Quando eu puser a L1 mas afastada do LCD, a lampada também deveria ser afastada para continuar na mesma distância da F1. Este é o problema, não tenho mais muito espaço atras do refletor. Acho que eu conseguiria uns 10mm no máximo.

De qualquer modo, vou ver se mesmo com esse pouco de afastamento (da F1 ao LDC), a questão dos cantos escuros melhora...

Valeu pela dica !

Profile  

PostPosted: Wed Mar 03, 2010 1:26 pm 
novato
novato

lsombarros wrote:
:shock: Coloke logo uma HQI de 400 w, seu monitor parece que é widescreen com ele e mais dicifil de homogenizar a luz pelo lcd sua caixa foi simples + extremaente eficaz, desiste não as ideias vão fruir cda vez +..... vc já tá contamindo pelo virus diy :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Realmente, a contaminação aconteceu já a um bom tempo, mas só agora é que o paciente apresentou melhoras .....

Esse lance de trocar a lampada, de HCI 150W para HQI 400W, não vai continuar na mesma a questão da distribuição de luz ? Acredito que os cantos irão ficar bem mais iluminados do que estão hoje, mas em compensação o centro tb irá.

Será que vale a pena ?

Sds.

Profile  

PostPosted: Fri Mar 05, 2010 11:12 pm 
expert
expert

PEP_br wrote:
lsombarros wrote:

Realmente, a contaminação aconteceu já a um bom tempo, mas só agora é que o paciente apresentou melhoras .....

Esse lance de trocar a lampada, de HCI 150W para HQI 400W, não vai continuar na mesma a questão da distribuição de luz ? Acredito que os cantos irão ficar bem mais iluminados do que estão hoje, mas em compensação o centro tb irá.

Será que vale a pena ?

Sds.

oi pep blz.

8) ta show seu pj, mas a verdade tem que ser dita! acho que seu lcd está muito proximo da lampada, na minha opinião não ha nescessidade de troca, apenas recue a mesma um pouco que os cantos escuros desaparecem a ao mesmo tempo vc corrige a distancia lcd e lpda e automaticamente diminui a temperatura entre fs 1 e lcd ok, 8)

abraços
biraorioneletronic

ps: voce tem espaço avance o conjunto fs1,lcd,fs2 e triplet pronto fica tudo resolvido.

Profile  

PostPosted: Wed Mar 17, 2010 9:59 pm 
curioso
curioso

Vou laskar mais um pitaco para resolver o problema do espaço interno sem alterar muito o seu gabinete, faça um furo retangular centrado na parte traseira da sua caixa, com as dimensões limites do refletor da sua ligt box, e puxe a ligth box para fora o suficiente para resolver o problema do espaço entre a lãmpada e o LCD, arrume uma caixinha menor que cubra por fora a parte que ficar exposta da ligth box para ninguém queimar a mão, vc já encontra até pronta nessas casas de artesanato ou de R$1,99.
É uma dica para não comprometer muito o seu gabinete.
Espero ter ajudado, um forte abraço aí mano e sucesso na sua empreitada.

Profile  

Post new topic Reply to topic  [ 16 posts ]  Go to page 1, 2  Next

All times are UTC - 3 hours